Sobre

O projecto Astrónomo Amador foi inaugurado no dia 15 de Agosto de 2009, por Carlos Gandra, com o objectivo de falar sobre astronomia numa linguagem mais simples e mais acessível, mantendo o rigor científico que se exige, mas focando a informação mais interessante para o público em geral, bem como as diversas actividades que se pode fazer a partir de casa com uns simples binóculos ou um pequeno telescópio.

Este blog de Astronomia pretende assim ser uma porta de entrada para mais entusiastas do céu nocturno, com especial dedicação a todos aqueles que, à semelhança do autor, têm prazer em ficar de nariz no ar toda a santa noite a olhar para as estrelas, acordar no dia seguinte com pingo e ainda ser capaz de dizer na cara dos amigos que é fascinante.

Além das actividades de estudo e observação dos nossos vizinhos celestes, é bastante focada aqui a vertente da Astrofografia amadora, onde através de uma câmara digital regular ou uma webcam, é possível registar as nossas observações em imagem e assim imortalizar aqueles momentos que não se esquecem – como a primeira vez que se observam os anéis de Saturno ao vivo.

Quem produz este blog?

Carlos GandraCarlos Gandra é autor de diversos blogs temáticos, projectos web e gestor de comunidades online. Fundou o Astrónomo Amador, sendo este hobbie algo que o fascina. Começou a interessar-se pela astronomia desde as matérias simples e básicas da escola primária (os famosos 9 planetas que entretanto já foram reduzidos a 8 com a crise financeira), tendo adquirido o seu primeiro telescópio com 10 anos de idade – um reflector newtoniano de 114mm de abertura. Sempre viu a astronomia como um hobbie e é essa mensagem que pretende passar neste blog. A justificação politicamente correcta é que não pretende substituir nem competir contra astrónomos profissionais, embora a verdadeira razão seja a que considera a astronomia “a sério” algo aborrecida e classifica mesmo de crime trocar as oculares dos telescópios por gráficos matemáticos no computador. Tem como referência nesta área o astrónomo amador Bill Arnett, autor de um dos primeiros e mais famosos portais de astronomia, o Nine Planets.

BergBerg é o bichinho curioso, companheiro das grandes noitadas, o rapaz que se senta em cima do computador portátil, que sobe pelo tripé do telescópio e que joga à bola com as oculares (tem especial afeição pela de 20mm). Felizmente nunca tentou apanhar aquele novelo de lã brilhante do céu que é a Lua cheia, mas certamente não se importava de brincar com ela.

Porque uma noitada de astronomia amadora sem o gato, não é a mesma coisa, é mais do que justo incluí-lo aqui.

Autores Convidados

Este projecto sempre teve também o propósito de ser colaborativo, para que mais entusiastas da astronomia tenham a oportunidade de participar no Astrónomo Amador e partilhar os seus conhecimentos, interesses e curiosidades com todos os leitores.

Se é uma destas pessoas e quer integrar a equipa deste blog, por favor visite esta página.

Já escreveram:

Prémios e Menções

Os Melhores Artigos

Série Astrofotografia

Quer contactar-nos?

[contact-form 1 “Formulário de contacto 1”]